Guia das Eliminatórias da Copa (UEFA) – Rússia 2018

Sporting se recupera financeiramente e agita mercado
31/08/2016
Mercado da Bola – Veja as contratações finais
01/09/2016

As Eliminatórias da Copa do Mundo já estão em andamento em alguns continentes, mas na Europa os jogos começarão neste final de semana. Para que você fique sabendo de tudo o que acontece nas 6 confederações, decidimos lançar um guia simples, dividido por continente, iniciando pela Europa.

A qualificação para o mundial está organizada em 54 seleções que foram divididas no total de 9 grupos de A à I com respectivamente 6 seleções.

As partidas são de ida e volta e somente a melhor seleção de cada grupo garante vaga direta para a Copa do Mundo de 2018.

Das 9 seleções que ficaram em segundo lugar somente a seleção que apresentou um rendimento baixo não terá a chance de participar da segunda fase das eliminatórias. Nessa fase os 8 melhores segundos colocados tem a oportunidade de ainda disputar 4 vagas para a Copa. Os sorteios dos adversários são feitos pela UEFA. Assim, os play offs são disputados em ida e volta e a seleção que fizer mais pontos se garantirá na Copa do Mundo. Em caso de igualdade, o gol fora de casa tem peso “dobrado”, na persistência de empate ocorrerá prorrogação e ainda assim, pênaltis.
Lembramos que a Rússia não participa das eliminatórias por ter sua vaga já garantida, uma vez que é o país sede de 2018.

Os grupos ficaram dividido conforme abaixo:
GRUPO A
Bulgária
França
Holanda
Suécia
Bielorrússia
Luxemburgo
1ªRodada
06/09 – Bielorrúsia x França / Suécia x Holanda / Bulgária x Luxemburgo

Os favoritos nesse grupo são a França e Holanda. Destacamos que, recentemente a França foi vice Campeã da Euro. Já a Holanda decepcionou e ficou fora do torneio, o que dá ânimo para a Bulgária que pode incomodar ambas as seleções, tentando reviver a boa Copa do Mundo de 1994 quando ficou em 4º. Lugar. Por fim, a Suécia ficará a mercê de um elenco sem Ibrahimovic que se despediu da seleção e possivelmente a renovação será a longo prazo.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – França / Repescagem: Bulgária

GRUPO B
Portugal
Andorra
Hungria
Letônia
Suíça
Ilhas Faroé
1ªRodada 05/09 – Andorra x Letônia / 06/09 Ilhas Faroé x Hungria / Suiça x Portugal

Esse grupo tem Portugal a atual seleção campeã da Eurocopa, a seleção de Cristiano Ronaldo é favorita para a vaga, muito embora, a Hungria tenha evoluído dentro dos gramados e quase eliminou a seleção lusitana na fase de grupos da Euro. O futebol ofensivo de Portugal nos últimos anos, agora se destacou por uma defesa sólida na fase final da Euro consolidando assim o que Portugal terá que mostrar nas Eliminatórias da Copa: Organização defensiva e Força Ofensiva, se quiser furar a defesa da Suíça que ao lado da Hungria devem lutar pela repescagem.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Portugal / Repescagem: Hungria

GRUPO C
Alemanha
Noruega
República Tcheca
Azerbaijão
Irlanda do Norte
São Marino
1ªRodada 04.09 – San Marino x Azerbaijão / Noruega x Alemanha / República Tcheca x Irlanda do Norte

O maior favorito para se classificar na primeira fase é a seleção da Alemanha, atual campeã da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A segunda vaga poderá ficar para República Tcheca. No entanto, a Noruega também é vista como uma seleção concorrente para o segundo lugar. A Irlanda do Norte, apesar de ter disputado a fase final da Eurocopa deve sofrer neste grupo, já que também terá que propor um jogo ofensivo contra seleções menores. O destaque negativo fica para o lado de San Marino que tenta ganhar algum jogo durante as Eliminatórias da Copa ou apagar o vexame de ter perdido para a Alemanha por 13 x 0 em 2006 em partida de qualificação para a Euro.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Alemanha / Repescagem: República Tcheca

GRUPO D
País de Gales
Áustria
Geórgia
República da Irlanda
Moldávia
Sérvia
1ªRodada 05/09 – Geórgia x Áustria / País de Gales x Moldávia / Sérvia x Irlanda

Esse é um grupo difícil de prever algum favorito. Uma vez que, as seleções são muito equilibradas e as forças secundárias ficam para Geórgia e Moldávia, enquanto a Áustria que tem crescido muito apesar de uma Eurocopa inconstante, o País de Gales semifinalista e a tradicional Irlanda tentarão assumir a vaga direta, atrapalhados pela Sérvia que dá trabalho para qualquer adversário.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Áustria / Repescagem: Sérvia

GRUPO E
Dinamarca
Polônia
Romênia
Armênia
Cazaquistão
Montenegro
1ªRodada 04/09 – Dinamarca x Armênia / Cazaquistão x Polônia / Romênia x Montenegro

Neste caso a Dinamarca, Polônia e Romênia são fortes concorrentes a vaga. Lembramos que a Dinamarca já surpreendeu o Mundo ao ganhar a Eurocopa de 1992, após a antiga Iugoslávia ser excluída da competição e um convite ter feito a seleção da Escandinávia participar da fase principal. O sonho dinamarquês seria a primeira vaga do grupo, mas para isso terá que bater a Romênia, uma seleção que voltou a disputar a Eurocopa, apesar da derrota para a Albânia por 1 x 0 e a Polônia que mostrou um futebol misturado entre força, marcação e um jogo alegre com bons momentos ofensivos. A palavra equilíbrio também cabe no grupo, se analisarmos que Montenegro tem roubado pontos importantes nas últimas eliminatórias e que a “desconhecida” Armênia de Mkhitaryan brigou até o fim por uma vaga em 2014.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Polônia / Repescagem: Romênia

GRUPO F
Escócia
Eslovênia
Inglaterra
Lituânia
Malta
Eslováquia
1ªRodada 04/09 – Eslováquia x Inglaterra / Lituânia x Eslovênia / Malta x Escócia

A Inglaterra deve confirmar a vaga direta, já o segundo posto pelo histórico recente de resultados deve pertencer a Eslováquia. Por outro lado a  Escócia, único país do Reino Unido a não jogar a Euro, quer reviver seus bons tempos e voltar aos Mundiais, o que não ocorre desde 1998.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Inglaterra / Repescagem: Escócia

GRUPO G
Espanha
Itália
Albânia
Macedônia
Israel
Liechtenstein
1ªRodada 05/09 – Albânia x Macedônia / Israel x Itália / Espanha x Liechtenstein

Espanha e Itália são favoritas, mas Albânia com seu futebol organizado e transições perigosas quer aprontar de novo depois de chegar a Eurocopa, É o 2ºpaís mais pobre da Europa, mas com um futebol de contexto “rico” para suas limitações. A seleção de Israel gosta de roubar pontos, mas não deve se classificar, apesar de ter dado muito trabalho nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2014 para Portugal que permaneceu o turno inteiro atrás dos israelitas.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Espanha / Repescagem: Itália

GRUPO H
Bélgica
Bósnia e Herzegovina
Chipre
Estônia
Grécia
Gibraltar
1ªRodada 06/09 – Bósnia e Herzegovina x Estônia / Gibraltar x Grécia / Chipre x Bélgica

A Bélgica é favorita, apesar de jogar um futebol de muitas promessas e “pouco tempero”; uma renovada seleção grega tentará voltar a Copa do Mundo. Os campeões da Euro 2004, conquistaram sua primeira vitória em mundiais 2010 diante da Nigéria e foram até as Oitavas na última Copa com o gol da classificação nos acréscimos de pênalti frente Costa do Marfim, são essas lembranças que farão a Grécia entrar motivada, pois seu presente é “obscuro”. Durante as eliminatórias da Eurocopa, uma derrota para a Ilhas Faroé, deu o que falar. Outro país que é um forte candidato é a seleção da Bósnia que fez na última copa um grande jogo contra a Argentina e conta com jogadores de frente talentosos que jogam na Bundesliga da Alemanha.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Bósnia e Herzegovina / Repescagem: Grécia

GRUPO I
Croácia
Finlândia
Islândia
Turquia
Kosovo
Ucrânia
1ªRodada 05/09 – Ucrânia x Islândia / Croácia x Turquia / Finlândia x Kosovo

A Croácia voltou a mostrar um futebol bonito durante a Euro e quer fazê-lo para se garantir mais um mundial. Na última Copa fizeram a abertura contra o Brasil, venderam uma derrota cara, mas o equilíbrio do Grupo pode atrapalhar a vaga direta, pois a Ucrânia, mesmo com conflitos políticos diante da Rússia quer jogar o Mundial, mas para isso precisa fazer gols, coisa que não fez em nenhum jogo da Euro.
Para a alegria de quem gosta de uma zebra, temos a pequenina e fria Islândia que chegou longe na Eurocopa, graças a um sistema de defesa total, que chegou a colocar todos seus 11 jogadores dentro da grande área na partida contra a Áustria. Para deixar as coisas ainda mais difíceis Turquia, que sempre faz jogos duríssimos está presente; nas eliminatórias da última Euro, deixaram a Holanda fora da competição.
Esta chave conta com o estreante Kosovo e sua bela camisa azul, no primeiro jogo oficial, mesmo com um atleta expulso, Kosovo bateu a Ilhas Faroé em amistoso FIFA por 2 x 0, entretanto a seleção deverá ser figurante, apesar de carregar uma bonita história pelos gramados.
Palpite “Em Cheio” – 1ºLugar – Croácia / Repescagem: Pior 2ºlugar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *