Afinal, de onde surgiu o famoso Tiki-Taka que inspirou o futebol moderno?

Ranking de Demissões dos Técnicos – Confira os países “impacientes”
23/06/2017
A formação de elite no futebol: Os jogadores das categorias de Base na Série A
24/06/2017

No dia 20 de Junho de 1867, a América do Sul assistiu ao 1ºjogo de futebol, assim comemoramos 150 anos dessa marca em 2017, contudo duas curiosidades são marcantes: Jogadores desistiram por timidez, já que viram um público muito elevado e talvez não fosse bem visto correrem atrás de uma bola. A outra é que a equipe de boina vermelha ganhou das brancas por 4 x 0, isso é, não eram camisas que identificavam os participantes. Tempos remotos… longe do Tiki-Taka, correto?

Não! Provavelmente, o Barcelona seja o exemplo mais atual de Tiki-Taka, mas o próprio Guardiola não gosta da expressão e afirma que esse “estilo” não tem nada haver com seu modelo de jogo.
É inegável que a Holanda de 1974 e o Ajax inspiraram esse tipo de futebol vistoso e encantador, aliás são apontados como pioneiros, porém isso não é uma verdade absoluta.

“Voltando pelos túneis do Tempo”
Quem criou essa ideologia foi a Escócia em 1872 em amistoso diante da Inglaterra!
O estudo que a Folha de São Paulo levantou sobre o assunto, mostra que este confronto ficou no 0 x 0, algo muito raro para a época, principalmente pela limitação escocesa diante da forte rival.
A estratégia para o feito foi manter a posse de bola em passes curtos como uma ideia defensiva, quase apelidada naquela época de ferrolho ou “arma de retranca”.
Não estamos criticando esse estilo, nem seus admiradores, mas através dos tempos ele sobreviveu, evoluindo de forma elaborada, fazendo do Queen’s Park Rangers, clube predominante na convocação da seleção neste empate heroico, um adversário temido a ponto de precisar se filiar na Federação Inglesa.
Os seus oponentes não queriam jogar contra eles. A partir desse ponto, a proposta do Tiki-Taka se propagou por times treinados por ex-jogadores do QPR, como Tottenham e Newcastle, gerando resultados surpreendentes.

Como o modelo chegou na Holanda?
Através do técnico Buckingham, adepto ao Tiki-Taka, ele saiu do West Bromwich Albion para dirigir o Ajax e em 1964 exigiu que seu estilo fosse implantado na agremiação holandesa, quando lançou um jovem de 17 anos, conhecido como Johan Cruyff. Seu sucessor foi Rinus Michels, o comandante daquele carrossel holandês visto em 1974.

“Ainda não me convenceu!”
Buckingham assumiu o Barcelona em 1969 e novamente Rinus Michel pegou o clube dois anos depois.
Uma história interessante, interligada através dos tempos.
A última participação da Escócia nas Copas do Mundo foi em 1998 e o país ao ser questionado sobre boicotar o Mundial-2018 pelos escândalos da FIFA, respondeu de forma irônica e bem humorada: “Nós estamos ignorando o evento desde 1998!”

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *