Estaduais 2018 – Veja como estão o passo a passo de cada região

Patrocínios curiosos no meio futebolístico ou formas de escondê-lo!
06/11/2017
Campeonato Paulista de Base 2017 – Panorama do Sub-11 ao 20!
07/11/2017

A maioria dos Estaduais 2018 serão antecipados, por causa da Copa do Mundo e também dos acesso e descenso no Campeonato Brasileiro, existindo necessidade de respeitar o calendário FIFA e CBF.

Nosso portal fez um breve levantamento de cada estado, confira:
Acre
Atlético, Andirá, Galvez, Rio Branco, Vasco (capital), Humaitá, Adesg e Plácido de Castro (Interior). Nas próximas semanas a reunião acontecerá na sede da FFAC e até o formato do torneio pode mudar. Os oito participantes já começam a traçar metas e elencos no papel, já que o certame deve iniciar no final de Janeiro ou início de Fevereiro! As equipes do Interior se mobilizam para mandar jogos em suas cidades!
Na capital, o Atlético se orgulha pelo acesso na Série D, mas segue trabalhando firme, já são 5 reforços contratados (Raphael Barrios, Wanderson – Ambos Ex-Moto Clube, Vilson ex-Galvez, Rafael Tanque atual Vila Rica e Igor Goulart, ex-Bangu). Rio Branco e Plácido terão eleições.

Amazonas
Sem nenhum participante entre as Série A até C do Brasileirão, o momento é de indefinição; CDC Manicoré, Cliper, Tarumã, e a dupla rebaixada Holanda – São Raimundo jogam a 2ªDivisão. De 5 participantes, 4 avançam e os dois finalistas sobem para se juntarem a Nacional, Fast, Princesa, Rio Negro, Manaus e Penarol.

Rondônia
Nem começou e já tem briga! Genus, Barcelona, VEC, Real Ariquemes, Ji-Paraná, Rondoniense e Guajará estão confirmados. A FFER convidou o Vilhenense para a 8ªvaga no lugar do Ariquemes, que segundo a Federação não enviou documentos no prazo, contudo o clube que já jogou a elite esse ano, se considera dentro da competição! O caso pode ir a justiça.
Porto Clube, Guaporé, Cacoalense, Avaí e Morumbi devem figurar na 2ªDivisão.
A forma de disputa é semelhante a deste ano, os oito clubes jogam em dois turnos, sempre avançando 4 para o mata-mata. O campeão de cada etapa, mais os dois melhores colocados no geral se enfrentam nas Semifinais!

Roraima
A bola vai rolar no dia 24 de Fevereiro. Em um raro caso dos Estaduais 2018, Roraima tem apenas uma divisão, basta se inscrever junto a Federação. Atlético Roraima, Baré, Real, GAS, Náutico, São Raimundo disputaram o campeonato em 2017. Progresso e Rio Negro estudam sair do licenciamento! Mesmo sem vencer desde 2010, o Baré já treina e tem 5 reforços.

Amapá
O Santos ganhou mais uma vez, portanto o Peixe da Amazônia garantiu calendário cheio para 2018 (Série D, Estadual, Copa Verde e Copa do Brasil). A FAF ainda espera posicionamento da CBF, mas cogita possibilidade de adiantar o seu torneio para o 1ºsemestre. Os participantes possivelmente serão: Santos, Santana, São Paulo, Trem, Ypiranga, Macapá e Independente. Tudo indica que o apenas uma divisão regerá a região.

Pará
15 participantes divididos em 3 chaves jogam a Segunda Divisão 2017. Os finalistas serão promovidos a elite que já conta com dois Grupos: Chave A – Paysandu, Independente, Águia, Cametá e o 1ºColocado da Segundona / Chave B – Remo, Paragominas, São Raimundo, Castanhal e Vice da Segunda. O Estadual começa em 20 de Janeiro e irá até 08 de Abril com os times do GR.A enfrentando os do Gr.B duas vezes, os dois melhores colocados de cada uma das chaves irão para as Semifinais.

Maranhão
De fórmula nova, os oito times jogarão entre si uma única vez, se classificando os 4 melhores para Semifinal. Essa será disputada em ida e volta, assim como a final. Apenas o último colocado será rebaixado. Os participantes serão: Sampaio Corrêa, São José, Moto Club, Cordino, Imperatriz, Maranhão, Santa Quitéria e o campeão da Série B (Bacabal ou Timon).
O início está previsto para 17 de Janeiro, enquanto que é valido lembrar que uma confusão na súmula tirou 6 pontos do Bacabal, dando a vantagem para o adversário.

Piauí
Os 6 participantes mudaram a fórmula de disputa para 2018: 1ªFase com Turno e Returno, Semifinal e Final em ida e volta, além dos finalistas levarem as duas vagas para Série D e Copa do Brasil de 2019. Assim, a Copa Piauí Sub-21 corre risco de não ocorrer no 2ºsemestre. Os participantes serão: River, Piauí, 4 de Julho, Flamengo, Parnahyba e Altos. A data de início deve ser em Fevereiro.

Mato Grosso
Será que teremos um campeonato frenético entre os dias 17 de Janeiro até 08 de Abril? Os 10 clubes jogarão em chave e turno únicos, onde 8 colocados fazem o Playoff e os dois últimos caem para a Série B do Estado. Eis os times: Luverdense, Araguaia, Poconé, Sinop, Mixto, Cuiabá, Ação, Dom Bosco, União, Operário Várzeagrandense.

Tocantins
Os dois primeiros da Série B jogarão a 1ªDivisão ao lado de Interporto, Gurupi, Paraíso, Sparta, Tocantinópolis e Tocantins de Miracema, totalizando 8 agremiações. A fórmula de disputa com 4 participantes em cada chave (A e B) serão mantidas, seguindo o Estatuto do Torcedor, contudo, ainda não há previsão de início!

Ceará
10 times jogam entre si, totalizando 9 partidas. Os oito primeiros vão para os Playoffs em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, etc). Já os dois últimos descenderão para a Série B. Apesar do mata mata ser disputado em ida e volta, resultados iguais levam a disputa para pênaltis. Os clubes são: Ceará, Fortaleza, Iguatu, Maranguape, Horizonte, Guarani de Juazeiro, Ferroviário, Uniclinic, Floresta e Tiradentes.

Rio Grande do Norte
ABC, América, Globo, Santa Cruz, ASSU, Potiguar-M, Baraúnas e o Campeão da Série B (Mossoró, Força e Luz, Palmeira, Visão Leste ou C.A Potiguar), serão os oito integrantes. Cada turno terá 7 jogos com os dois melhores colocados de cada etapa fazendo a final em jogo único. A competição iniciará em 13 de Janeiro e a exigência da FNF é que cada time inscreva 6 atletas com idade Sub-23! O último colocado será rebaixado e irá para a 2ªDivisão, entretanto poderá jogá-la já em 2017!

Paraíba
A competição começa em 7 de Janeiro e termina em 8 de Abril, logo a tabela será divulgada essa semana. Os 10 participantes foram divididos em 2 chaves – A: Auto Esporte, Botafogo, Campinense, Sousa e Nacional de Patos; B: Atlético Cajazeirense, Desportiva Guabira, CSP, Serrano e Treze.
O regulamento é confusão: Times do Grupo A enfrentam os do B em dois turnos, os vencedores já se garantem na semi, enquanto que 2º x 3º da mesma chave se enfrentam para avançarem ao mata-mata! O clássico Botafogo x Auto Esporte e Botafogo x Campinense podem não ocorrer.
A forma de rebaixamento não foi descrita.

Pernambuco
Desde 2013 jogado com 12 participantes, ocorrerá mudança, serão 11 clubes, 2 caem, 1 sobe e 2019 teremos 10. Após 3 anos criando um campeonato paralelo que nada valia, a não ser fugir do rebaixamento, o torneio terá chave única, 8 classificados após 10 rodadas e Playoff (Quartas, Semi e Final). Nas Quartas e nas Semi, a decisão será em jogo único e o empate levará a disputa para pênaltis. Apenas a Final terá 2 partidas. Os clubes são: Sport, Santa Cruz, Náutico, Salgueiro, Belo Jardim, Central, Flamengo, Afogados, América, Vitória e Campeão da Série B (Pesqueira ou Decisão).

Alagoas
O arbitral será dia 17 de Novembro e o início previsto para 21 de Janeiro. Portanto, não temos regulamento definido, mas os 9 participantes serão: ASA, CRB, CSA, CSE, CEO, Murici, Santa Rita, Coruripe e Dimensão Saúde.

Sergipe
Os 10 clubes jogam em turno único e os 6 primeiros fazem um Hexagonal, enquanto os 4 últimos vão para o torneio da morte em Ida e Volta, onde dois serão rebaixados. As 10 rodadas do Hexagonal, servem para classificar 1º e 2º para a Final. A vantagem após dois confrontos será do 1ºcolocado. Os participantes são: Amadense, Boca Júnior, Confiança, Dorense, Frei Paulistano, Lagarto, Olímpico, Sergipe e Socorrense.

Bahia
Início em 21 de Janeiro e final em Abril, assim os 10 clubes – Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Jacobina, Fluminense de Feira, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Vitória, Vitória da Conquista jogarão uma única vez, onde após as 9 rodadas, os 4 melhores farão Semifinal e Final. As partidas nesse caso serão de ida e volta, respeitando cruzamento olímpico e sempre quem tem melhor campanha joga por dois resultados iguais.

Minas Gerais
Jogado entre 17 de Janeiro até 8 de Abril, o Campeonato Mineiro mudou o regulamento após 7 temporadas. Agora, 8 dos 12 participantes fazem Quartas-de-Final em Jogo Único e o empate levará para as penalidades máximas. Os 2 últimos serão rebaixados.
América, Atlético, Cruzeiro, Boa Esporte, Caldense, Democrata-GV, Patrocinense, Villa Nova, Tombense, Tupi, Uberlândia e URT jogam 11 rodadas em turno único para toda essa definição.

Espírito Santo
Ficou tudo Igual! 10 times jogam em turno único, os 4 melhores fazem Semifinal e Final, nos Playoffs, quem tem melhor campanha joga por dois resultados similares. Os dois últimos da classificação geral, serão rebaixados. Participantes: Atlético Itapemirim, Desportiva Ferroviária, Doze, Real Noroeste, Espírito Santo, Rio Branco de Venda Nova, Serra, São Mateus, Tupy e Vitória.

Distrito Federal
Começa em 20 de Janeiro. A competição terá Fase de Grupos, Quartas, Semi e Final, sendo que os dois últimos serão rebaixados. Vale lembrar que a vantagem de dois resultados iguais, só será válida para Quartas e Semi, na finalíssima, a igualdade levará para os pênaltis. Dos 12 participantes alguns já tem treinadores: Brasiliense (Rafael Toledo), Gama (Carlos Alberto Dias), Sobradinho, Bolamense, Ceilândia (Adelson), Formosa, Luziânia (Jairo Araújo), Paranoá (Élio Júnior), Paracatu (Gaúchinho), Real (Evilásio), Samambaia (Antônio Dumas), Santa Maria.

Goiás
Entre 17 de Janeiro até 8 de Abril a fórmula está mantida: “Três Turnos” – Dois para clubes do Grupo A enfrentarem os times do B e um para enfrentamento na mesma chave, os dois melhores de cada fazem Semifinal e quem sobreviver joga a Finalíssima. Os dois últimos serão rebaixados. A novidade é que os cruzamentos da Semi, ocorrerão pela campanha geral: 1º x 4º, 2º x 3°.
Grupo A: Goiás, Atlético, Iporá, Rio Verde, Anapolina / Grupo B: Vila Nova, Aparecidense, Itumbiara, Anápolis, Grêmio Anápolis.

Mato Grosso do Sul
O arbitral será realizado em 14 de Novembro, três modelos foram apresentados: Pontos Corridos, Dois Grupos de 5 com Mata Mata para Semifinal e Final, Dois Grupos de 5 com Quadrangular Final em Ida e Volta. Por causa do calendário, apenas as duas últimas seguem “vivas”. Corumbaense, Novoperário, Operário, 7 de Setembro, Águia Negra, URSO, União/ABC, Costa Rica e Naviraiense têm direito a participação, mas o clube de Naviraí cogita abandonar o futebol. O campeão da 2ªDivisão ainda não foi definido (Misto, Cena ou Operário de Dourados).

Rio de Janeiro
O Carioca inicia 20 de Dezembro e termina 8 de Abril. A 1ªFase é um Hexagonal disputado por América, Goytacaz, Resende, Macaé, Cabofriense e Bonsucesso. Os dois primeiros avançam para Taça Guanabara e Copa Rio. Já os 4 remanescentes compõe o Grupo X e dois caem para a Série B1 do mesmo ano.
Na Taça Guanabara, os clubes jogam no próprio Grupo, enquanto que na Taça Rio o confronto ocorre entre as chaves.
Caso o mesmo time vença Taça Guanabara e Rio, esperará um Mata Mata entre as 4 melhores campanhas seguintes para fazer a grande final; se os turnos forem vencidos por equipes distintas, ambas estão na Semi e encaram os dois melhores na campanha geral, tendo a vantagem do empate.

São Paulo
A fórmula foi mantida, apesar da diminuição do número de clubes. Os 4 grupos com 4 clubes são: A – Corinthians, Bragantino, Ituano e Linense. B – São Paulo, Ponte Preta, Santo André e São Caetano. C – Palmeiras, São Bento, Ferroviária e Novorizontino. D – Santos, Botafogo, Mirassol e Red Bull Brasil.
Os dois melhores de cada grupo passam, porém não há confrontos dentro da mesma chave. Independente do grupo a que pertençam, os dois últimos cairão.
As quartas de final terão jogo único, enquanto que Semi e Final terão dois, mas sem vantagem de empate!

Paraná
Os 12 clubes estão divididos em 2 chaves com 6 participantes. No 1ºTurno a Chave 1 enfrenta a Chave 2, já no 2º o confronto é dentro do próprio grupo. Se um time vencer as duas fases, elimina a Final do Torneio, caso contrário o vencedor de cada etapa fará a final em dois jogos.
Ambas Taças têm Semifinal e Final em jogo único. Os dois últimos na pontuação geral caem.
Grupo 1 – Atlético, Londrina, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União de Francisco Beltrão.
Grupo 2 – Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Paraná.

Santa Catarina
Avaí, Brusque, Criciúma, Chapecoense, Figueirense, Joinville, Tubarão, Inter de Lages, Hercílio Luz e Concórdia disputam o estadual em turno e returno. A FCF tenta viabilizar mais duas datas junto a CBF, caso consiga, o torneio terá Semifinal e Final em Jogos únicos, caso contrário, o torneio será como o Brasileirão – Pontos Corridos e quem ganhar mais leva o caneco!

Rio Grande do Sul
O congresso técnico será no dia 17 de Novembro. São Luiz e Avenida foram finalistas da Divisão de Acesso e se juntam a Novo Hamburgo, Internacional, Grêmio, Brasil de Pelotas, Cruzeiro, Juventude, Caxias, São José, São Paulo e Veranópolis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *