Sugestões? CBF cria grupo para desenvolver futebol de base!

Icasa – Verdão do Cariri desenvolve trabalho de Base em território nacional!
15/05/2018
Mundial de Clubes – Torneio pode valer 100 milhões de reais!
16/05/2018

A CBF deu um passo importante para desenvolver o futebol de base, criando na última semana um grupo para debates sobre o assunto.
Na "inauguração" do evento, 18 convidados marcaram presença e o moderador foi Edu Gaspar, coordenador técnico das seleções de base.
Ciente de que o projeto é a longo prazo, o primeiro passo está na melhoria dos calendários Sub-20 e 17, assim como a criação de torneios nacionais para o Sub-15.
Técnicos, coordenadores, supervisores serão ouvidos para desenvolver o futebol de base conjuntamente, atendendo as necessidades dos vários envolvidos.
Aperfeiçoando a formação de atletas, através das reuniões que acontecerão a cada 3 meses, podendo existir alguns encontros "extras", a seleção brasileira das camadas jovens, também terá sua evolução.
O cuidado com os jovens também engloba formas de registrá-los nos clubes e protegê-los de "aliciamento".
Sugestão
O Portal Mazzuia, aproveita o espaço para sugerir sobre uma adequação no que diz respeito ao futebol de base e as Divisões.
Em muitos países, os estados maiores, tem um elevado número de clubes participantes, entretanto as divisões, quando existem, por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo, possuem 1ª, 2ª e até 3ªDivisão na Base, deveriam premiar o critério de rendimento, desconsiderando a categoria profissional.
Por anos, equipes com grandes centros de base ficam na 2ª ou 3ªdivisão, condicionados ao seu profissional que nem sempre é tão forte, perdendo investimento e estruturação do próprio clube.
Ao acrescentar acesso e rebaixamento nas categorias 15, 17 e 20, a qualidade aumentaria e o número de equipes que participam, também diminuiria.
Atualmente, é grande o número de clubes"aventureiros" que entram no campeonato, sofrendo goleadas consecutivas de 10 ou mais gols, expondo seus garotos, apenas por "obrigação" de estatuto ou pelo sonho de vender jogadores aos grandes, sem pensar nas consequências negativas.
Participantes

Integrantes da 1˚ reunião da Comissão de Desenvolvimento das Categorias de Base do Futebol Masculino:

Edu Gaspar - Coordenador de seleções CBF

Diogo Netto - Gerente de desenvolvimento técnico, responsabilidade social e sustentabilidade da CBF

André Figueiredo - Convidado/Ex-coordenador das categorias de base do Atlético-MG

Carlos Antônio Anunciação - Coordenador das categorias de base do EC Vitoria

Diogo Fernandes da Rosa - Coordenador das categorias de base do Avaí FC

Eduardo Pacheco Freeland - Coordenador das categorias de base do CR Flamengo

Fernando Yamada - Coordenador das categorias de base do SC Corinthians

Hely Silva Maia - Coordenador das categorias de base do Goiás EC

Jorge Andrade - Coordenador das categorias de base do SC Internacional

João Paulo Ferreira Sampaio - Coordenador das categorias de base do SE Palmeiras

Paulo Wilson Araujo - Coordenador das categorias de base do Clube do Remo

Pedro Henrique Araujo Coelho - Coordenador das categorias de base do Luverdense EC

 





_____________________

Sobre o Site / Autor - Ivan Mazzuia
Página especializada em Análises e postagens para capacitar profissionais das diferentes áreas esportivas em um ambiente interativo, de forma eclética, fazendo também que torcedores conheçam o cotidiano de trabalho do futebol.
Mazzuia.com patrocinou as equipes de Plácido de Castro (2017-2018) e Atlético Acreano (2018), tendo a honra de exibir sua marca nos uniformes desses times.
A transmissão ao vivo das partidas do Plácido na Série D do Campeonato Brasileiro, com a devida autorização legal, foi mais uma força para comprovar seu crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *