Livros de Futebol – O “curioso” Brasil e Argentina

Paulista na Base – Campeonatos estão “embolados”
04/08/2018
“Velhas da Copa” – Rami causou em hotel e temeu pelo corte!
07/08/2018

O site Esporte UOL fez uma brilhante matéria sobre livros de futebol, onde logo em seu primeiro parágrafo menciona o estudo e estratégias de marketing para vender mais os produtos respectivos, mostrando também a restrição do mercado e público leitor para escritores de conteúdo metodológico no Brasil.

Infelizmente para pessoas que trabalham no meio esportivo, se as mesmas entram em livrarias de outros países como Itália, Alemanha, Portugal, Argentina, encontram muitos livros de futebol com conteúdo específico, enquanto no Brasil, apesar dos esforços e constante evolução dos cursos, há ainda uma preferência pelos conteúdos históricos.

O problema e aqui talvez existam críticas dos internautas pela afirmação é que o brasileiro não gosta de ler ou não tem esse hábito enraizado como deveria.

Ainda interpretando dados da matéria mencionada, segundo a mesma, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada em 2016, aponta que 44% da população não leu um livro sequer nos últimos três meses, enquanto 30% jamais leu um livro sequer.

Entre os 20 livros mais lidos do Brasil no mês de Julho, nenhum tem relação com qualquer esporte sequer, desabando ainda mais a estatística.

Por que Brasil e Argentina?
Há relatos de vários profissionais que buscam cursos de futebol no país vizinho e também livros, entre eles, há o caso do brasileiro Julian Tolbar, que trabalhou em clubes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é formado em Educação Física que escreveu a obra: "La Periodización Táctica Es..."
Em Setembro, o livro será disponibilizado em português, mas pela editora de Portugal, Prime Books.
Logo, estamos provocando os leitores dessa postagem a criar ou ampliar os hábitos de leitura.

O que a Argentina tem com isso?
Pois é, a editora Libro Fútbol da Argentina, achou interessante o projeto e após quase 5 anos de adaptações da obra escrita em português inicialmente, o material ficou pronto.
As editoras brasileiras não tiveram interesse em um primeiro momento, talvez, por não dominar esse nicho do mercado!





_____________________

Sobre o Site / Autor - Ivan Mazzuia
Página especializada em Análises e postagens para capacitar profissionais das diferentes áreas esportivas em um ambiente interativo, de forma eclética, fazendo também que torcedores conheçam o cotidiano de trabalho do futebol.
Mazzuia.com patrocinou as equipes de Plácido de Castro (2017-2018) e Atlético Acreano (2018), tendo a honra de exibir sua marca nos uniformes desses times.
A transmissão ao vivo das partidas do Plácido na Série D do Campeonato Brasileiro, com a devida autorização legal, foi mais uma força para comprovar seu crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *