/* */

 

Veja o currículo de IVAN MAZZUIA:

 VER CURRÍCULO EM PORTUGUÊS
Image result for BANDEIRA ESTADOS UNIDOS VER CURRÍCULO EM INGLÊS
 VER CURRÍCULO EM ESPANHOL
 VER CURRÍCULO EM ALEMÃO 

História no Futebol

Ingressou na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) em 2009, na cidade de Santos-SP no Curso de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física e Esporte, já com o projeto de trabalhar no futebol!

A primeira oportunidade de estágio ocorreu no mesmo ano, graças ao Coordenador do Projeto - Meninos da Vila Saboó - José Luiz Gonçalves Oca, localizado na entrada do município de Santos em parceria da Universidade com o próprio clube de futebol. Neste Centro de Treinamento, na época ainda com grama natural, além do projeto treinavam as equipes de base e de futebol feminino do Santos FC, porém o projeto teve uma mudança no seu formato após a troca da diretoria no final do ano.

No ano seguinte, surgiu a oportunidade de início nas categorias de rendimento na Portuguesa Santista junto do treinador e ex-zagueiro, Fernando Matos, que teve passagens por Flamengo, Vasco, Santos, Louletano e o preparador físico, Wagner Leite.

Naquele momento a categoria Sub-15 passava por um momento de reconstrução e briga pela classificação a fase seguinte até as últimas rodadas, mas mesmo apesar da classificação não ser conquistada, o bom trabalho abriu as portas para a comissão assumir o Sub-20 que jogaria seu último ano de 1ªDivisão da categoria em um grupo com fortes times: Santos, Palmeiras, São Caetano, Santo André e São Bernardo. A intenção era pré-selecionar jogadores para a disputa da 4ªDivisão do próximo Campeonato Paulista.

Em 2011, Mazzuia entrou em contato com Júlio César Passarelli, técnico melhor sucedido da história do Esporte Clube São Bernardo do Profissional e do Sub-20 e rumou para os lados do ABCD Paulista, onde se tornou Auxiliar Técnico e Preparador Físico do clube. Esta temporada foi histórica, mesmo com as condições adversas, pois o clube treinava em um campo de terra e com material de treino limitado, o EC São Bernardo conseguiu o primeiro e único título da história até então - o Campeonato Paulista Sub-20 da 2ªDivisão, vencendo equipes tradicionais e até então favoritas como Portuguesa Santista e Jabaquara. O mesmo elenco ainda levou a categoria profissional a 2ªFase do Paulistão da 4ªDivisão, disputando a classificação até a última rodada frente as equipes de Tupã, Jacareí e a potência Desportivo Brasil.

Durante as conquistas alguns fatos memoráveis aconteceram, a classificação para as Quartas-de-Final foi indescritível, depois de bater o rival Palestra da mesma cidade por 3 vezes consecutivas, sendo 2 x 1 no jogo de ida, o "Cachorrão" como é conhecido a equipe alvinegra, sofria 3 x 0 dentro de seu estádio e estava sendo eliminada em uma partida onde a ambulância atrasou o início do jogo em 15 minutos e o goleiro titular havia desmaiado em uma dividida, sendo levado ao hospital. O goleiro reserva também estava machucado, restou ao 3ºgoleiro entrar e dar segurança a equipe, que nos minutos finais (aos 44 e 47') marcou seus dois gols avançando de fase e amadurecendo na competição.

Depois de ter conseguido a medalha de campeão, novas oportunidades de conhecimento surgiram para Mazzuia que foi estagiar na Europa no Vasco da Gama de Sines na categoria profissional que na época tinha parceria com o Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro. A experiência foi com o treinador Carlos Lóia e com o Auxiliar Técnico, Ademar Pereira. Todo esse sonho era possível graças ao presidente do clube, Carlos Alberto Pereira que apostou em um email enviado por Mazzuia solicitando o estágio. O tratamento do Presidente foi algo singular e inesquecível, trazendo uma admiração ainda maior para Mazzuia. 

Ainda no ano de 2012, mais uma vez em Portugal, mas dessa vez pouco tempo antes de se formar, uma nova viagem a Portugal acrescentou mais aprendizados importantes a Mazzuia, dessa vez o estágio era nas categorias de base do Club Sport Marítimo, a convite de Nuno Naré, Coordenador de Formação e um dos envolvidos diretos na criação da carreira de Cristiano Ronaldo no Sporting.

Grande parte da lapidação de sua forma de pensar, nasceu de um curso de Especialização em Futebol realizado em Viçosa ministrado pelo professor Júlio Garganta, uma referência mundial no esporte.

Para a temporada de 2013, muitas portas se abriram, mas a aposta permanecia no EC São Bernardo, onde houve o convite para ser treinador da categoria Sub-20, mesmo com apenas 23 anos. Apesar dos resultados positivos e um consequente bom aproveitamento onde em 7 jogos conseguiu 4 Vitórias, 2 Empates, 1 Derrota, Ivan optou por se desligar após 3 anos e rumou para Portugal mais uma vez, só que neste momento para o Futebol Clube do Porto, onde fez um estágio nas categorias Sub-17 com o treinador José Guilherme (Auxiliar Técnico no Mundial 2010) e referência em Periodização Tática e no Sub-14 com o então treinador Miguel Lopes.

No retorno ao Brasil, Mazzuia voltou mais "forte", retornando diretamente ao Paulista de Jundiaí para trabalhar nas Categorias de Base como Preparador Físico, a convite de Luiz Antônio Trientini, Coordenador do clube. Apesar da sua linha particular de trabalho, após os estágios no exterior e o rótulo de "aposta" em um clube tradicional, o crescimento foi imediato com os bons resultados obtidos na categoria Sub-15 comandada pelo técnico Felipe Pereira, onde o time ficou 8 jogos invictos e sem sofrer gols. Além da participação na categoria, houve um convite para trabalhar também nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-17. Já nos dias "livres", Mazzuia tinha a oportunidade de acompanhar o trabalho de Juninho Martins, analista de desempenho da categoria Profissional, porém após a reformulação do departamento de futebol no término da Série A1 do Paulistão, Mazzuia pode também realizar as funções de Analista de Desempenho, apoiado pelo supervisor Gabriel Goto, técnico Beto Cavalcante e vice-presidente Cristiano Mingotti.

No final de 2014, o Sub-11 do time jundiaiense, comandado pelo técnico Valter Lopes, após ser eliminado nas Quartas-de-Final do Campeonato Estadual viajou para uma excursão em Portugal, onde disputou e venceu o Campeonato Intercontinental de Futebol-7, organizado pelo União Tomar no sul do país. Nos dias em que permaneceram em terras lusitanas, houve tempo para realizar amistosos com o SL Benfica, onde dois atletas foram convidados para entrar em campo com os atletas do time profissional na Champions League diante do Bayer Leverkusen e para um jogo no Norte, onde enfrentaram o FC Porto em um dia especial para Mazzuia que pode rever amigos que muito o ensinaram em seu aprendizado do ano anterior, entre eles o Manager Rui Silva que abriu as oportunidades do conhecimento e do clube para Ivan.

No começo de 2015, um grande desafio foi alcançado, Mazzuia ingressou nas categorias de base do Red Bull Brasil (Sub-15) após processo seletivo na função de Assistente Técnico, um objetivo que era perseguido desde 2010 . A equipe formada por atletas nascidos em 2000 e comandada pelo técnico Gustavo Almeida, teve resultados muito bons, tanto dentro de campo (5ºLugar do torneio The Next Generation Trophy, 3ºLugar Copa Ouro, 4ºLugar Campeonato Estadual), quanto fora de campo - a maioria do grupo subiu para a Categoria Sub-17. Durante a temporada a equipe conseguiu ter 2 atletas convocados a seleção brasileira, o artilheiro do Campeonato Paulista e do Next Generation (Gabriel Bocchio) e um aproveitamento superior a 75,5%, revertendo na fase de mata-mata (Quartas-de-Final do Paulistão) uma derrota de 5 x 0 para o Água Santa, repetindo o placar dentro de casa em uma virada histórica.

 

Campanhas e Participações em destaque

2011 EC São Bernardo Sub-20 - 2ªDivisão - Resultados - Como Auxiliar Técnico *CAMPEÃO
AD Guarujá 1 x 1 EC São Bernardo
EC São Bernardo 2 x 0 Palestra
EC São Bernardo 3 x 2 São Vicente
Jabaquara 0 x 0 EC São Bernardo
EC São Bernardo 4 x 2 Portuguesa Santista
EC São Bernardo 2 x 0 AD Guarujá
EC São Bernardo W x O Palestra
São Vicente 0 x 1 EC São Bernardo
EC São Bernardo 0 x 0 Jabaquara
Portuguesa Santista 0 x 3 EC São Bernardo

Oitavas de Final
Palestra 1 x 2 EC São Bernardo
EC São Bernardo 2 x 3 Palestra

Quartas de Final
Assisense 0 x 2 EC São Bernardo
EC São Bernardo 1 x 1 Assisense

Semifinal
Mauaense 0 x 0 EC São Bernardo
EC São Bernardo 2 x 0 Mauaense

Final
Jabaquara 1 x 1 EC São Bernardo
EC São Bernardo 3 x 0 Jabaquara

Técnico: Júlio César Passarelli

18 Jogos / 11 Vitórias / 6 Empates / 1 Derrota / 32 Gols Marcados / 11 Gols Sofridos / Aproveitamento: 72,22%

PAULISTA DE JUNDIAÍ (2014)
8ºLugar Campeonato Paulista Sub-11 e Campeão Intercontinental de Futebol-7 em Portugal
Técnico: Valter Lopes

RED BULL BRASIL (2015)
*5ºLugar - THE NEXT GENERATION TROPHY e 4ºLugar Campeonato Paulista Sub-15
*Red Bull Brasil 3 x 0 Bayern München
*Red Bull Brasil 1 x 1 Manchester City
*Red Bull Brasil 1 x 1 West Africa (3-5 Pênaltis)
*Red Bull Brasil 2 x 0 Juventus
*Red Bull Brasil 4 x 2 Valencia
2011 EC São Bernardo Sub-20 - 2ªDivisão - Resultados - Como Auxiliar Técnico *CAMPEÃO
AD Guarujá 1 x 1 EC São Bernardo
EC São Bernardo 2 x 0 Palestra
EC São Bernardo 3 x 2 São Vicente
Jabaquara 0 x 0 EC São Bernardo
EC São Bernardo 4 x 2 Portuguesa Santista
EC São Bernardo 2 x 0 AD Guarujá
EC São Bernardo W x O Palestra
São Vicente 0 x 1 EC São Bernardo
EC São Bernardo 0 x 0 Jabaquara
Portuguesa Santista 0 x 3 EC São Bernardo

Oitavas de Final
Palestra 1 x 2 EC São Bernardo
EC São Bernardo 2 x 3 Palestra

Quartas de Final
Assisense 0 x 2 EC São Bernardo
EC São Bernardo 1 x 1 Assisense

Semifinal
Mauaense 0 x 0 EC São Bernardo
EC São Bernardo 2 x 0 Mauaense

Final
Jabaquara 1 x 1 EC São Bernardo
EC São Bernardo 3 x 0 Jabaquara

Técnico: Júlio César Passarelli

18 Jogos / 11 Vitórias / 6 Empates / 1 Derrota / 32 Gols Marcados / 11 Gols Sofridos / Aproveitamento: 72,22%

PAULISTA DE JUNDIAÍ (2014)
8ºLugar Campeonato Paulista Sub-11 e Campeão Intercontinental de Futebol-7 em Portugal
Técnico: Valter Lopes

RED BULL BRASIL (2015)
*5ºLugar - THE NEXT GENERATION TROPHY e 4ºLugar Campeonato Paulista Sub-15
*Red Bull Brasil 3 x 0 Bayern München
*Red Bull Brasil 1 x 1 Manchester City
*Red Bull Brasil 1 x 1 West Africa (3-5 Pênaltis)
*Red Bull Brasil 2 x 0 Juventus
*Red Bull Brasil 4 x 2 Valencia
Técnico: Gustavo Almeida